sábado, 21 de maio de 2011

Zaha Hadid


A arquitetura feminina não poderia estar melhor representada. Zaha Hadid nasceu em Bagdá. É uma arquiteta iraquiana baseada em Londres que fascina pela ousadia das formas de seus projetos, considerados intrigantes, pela audácia, por viver à frente do seu tempo.
É a única mulher que recebeu o prêmio máximo da arquitetura – o Pritzker, em 2004 pelo conjunto de sua obra , o que a coloca ao lado de mestres como Frank Gehry, Renzo Piano e Oscar Niemeyer.

Anteriormente ela também havia sido premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arquitetura.

Realmente, só poderia ser pelo conjunto da obra, porque seus projetos invadem todos os espaços, de ruas, a tetos, pés, automóveis. Muitos dos seus projetos arquitetônicos foram premiados, mas não saíram do papel. Porém, os que foram construídos são reconhecidos como marco, referência da arquitetura denominada "descontrutivista". 

 Zaha faz de mega obras como museus (Guggenheim) , bairros, mobiliários, mesas, lustres, sapatos até cenários de desfiles. Um exemplo é o pavilhão itinerante da Chanel, o Mobile Art Pavillion, de 700 metros totalmente desmontável que, desde de 27 de fevereiro está em Hong Kong e depois seguirá para Tóquio, Nova Iorque, Londres , Moscou e Paris mostrando as obras de 20 artistas contemporâneos inspiradas no ícone Chanel. 

 

Mas a arte começa a ser vista do lado de fora. Mais orgânico, impossível. 


Curtam :
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3DZaha%2BHadid%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DhDc%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26prmd%3Divnso&rurl=translate.google.com.br&sl=en&twu=1&u=http://www.zaha-hadid.com/category/exhibitions&usg=ALkJrhijViWBP-tLO-INh29_CZzrpjYx1w


Um comentário: